Ed Motta no Estadão de domingo: (O Estadão errou e se retratou na segunda! Nossa, que erro mais grosseiro! Trocaram o Ed Motta pelo Nei Lopes - ambos artistas foram severamente prejudicados, sem comentários).
Repórter: Qual disco ou artista que você não acha tão bom, mas que todo mundo acha?
Ed (não, é o Nei!): Chico Buarque.
Maravilha! Sim! Concordo. Opinião de peso (não é mais tão de peso...). Finalmente alguém que diga algo de sensato. Deixem o Chato Buarque em paz! Ele é escritor e não está nem aí pra música. Mamãe, da geração do CB, que vai gastar uma grana bonita na discografia completa dele, não gostou da opinião do Ed (Nei!). Na verdade, nem ligou.
Para fazer justiça a esse grande músico, contor e pesquisador da boa música que é o Ed Motta, estou postando suas respostas corretas (e maravilhosas!) por aqui também. Ai, ai, ai, Estadão...
"Qual disco ou música mudou sua maneira de ver o mundo?
Minha relação com a música é uma ode ao abstracionismo; o cinema, por ser uma arte mais pragmática e literal, talvez tenha interferido mais no meu psicológico.
Que artista mais influenciou sua carreira?
A dupla norte-americana Steely Dan, comecei a escutar jazz e estudar harmonia por conta da fusão brilhante que eles sempre fizeram. A voz de Donny Hathaway também foi um divisor de águas na minha formação.
Que obra (CD, composição) você detestou à primeira vista e passou a venerar depois?
Eu não gostava de música brasileira quando adolescente, depois além de respeitar e admirar ainda torro meu dinheiro em discos raros brasileiros.
Qual disco ruim você adora ouvir, mas tem vergonha de dizer que gosta?
Se eu gosto não acho ruim, quando moleque com a turma que colecionava discos de rock eu tinha essas bobagens, mas isso já foi curado. Minha vitrola toca de Barry Manilow à Stravinski não tem protocolo "in" ou "out".
Qual disco ou artista que você não acha tão bom, mas que todo mundo acha?
Pat Metheny, chato pacas, dá diabete... Óbvio que é um músico competente, não é o guitarrista do White Stripes que o coitado do crítico com ouvido infantil vai endeusar, mas acho chato. Já o Pat Martino eu adoro, um gênio, mas o Metheny... Tem um turbilhão de guitarristas que tocam na onda dele, é um exército da chatice, as frases, os temas, o timbre terrível...
Qual disco você comprou levado pela opinião alheia e odiou?
Um leonino nunca se leva pela opinião alheia, mas nunca mesmo. Eu não compro, não conheço e não quero conhecer nada de música depois dos anos 80; se eu ganho um cd do The Strokes, Radiohead, essa turma de hoje, eu dou de presente para alguém que eu não tenha intimidade. Sim porque jamais daria de presente para amigos queridos algo que eu não goste ou acredite.
Que música de outro você gostaria de ter composto?
Milhares. Time On My Hand, do Vincent Youmans;The Thing We Did Last Summer, do Jule Styne; A Boy Like That, do Leonard Bernstein; Amour Amour, do Michel Legrand; Luiza, do Jobim; Alfie, do Burt Bacharach; Ilusão à Toa, do Johnny Alf; Lush Life, do Billy Strayhorn; Darn That Dream, do Jimmy Van Heusen; Harlem Nocturne, do Earle Hagen; Repetition, do Neal Hefti; a lista é gigante. Queria ter composto a sinfonia para instrumentos de sopro do Stravinsky ou a 2ª sinfonia de Scriabin, a 2ª e 3ª sinfonia do Honegger. Muitos temas de Wayne Shorter, Horace Silver, Charles Mingus, Benny Golson,Woody Shaw, Carla Bley, Stephen Sondheim e vai embora...
Qual disco de sucesso deixa você com inveja por não tê-lo feito?
Todos do Steely Dan, são perfeitos e ainda venderam razoavelmente mundo afora. Mas o que faz muito sucesso é sempre intelectualmente menos interessante, não tenho inveja da Madonna, eu queria era saber de música como Coltrane. (...)"
Continuação em: http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art324864,0.htm
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