terça-feira, 28 de abril de 2009

Deixas

Agora está sol. Mas fazia 15°C quando saí hoje pela manhã.
Enquanto acelerava na pista de cooper do Ibira, semi-vazia, machucando meus tímpanos recém-despertos com guitarras sonoras, congelando minha pele já acostumada ao clima da megalópole megalouca, lembrava-me de coisas ditas.
Converso com tantas pessoas aqui em Esse Pê sobre uma pilha de coisas a todo tempo que depois não sei quem diabos disse o quê, e só me vem à mente as coisas ditas – ilhadas, perdidas, desconectadas de qualquer autoria.
Sem origem, sem destino, sem âncora.
Nesse espaço meditativo do correr, essas coisas me interpelam como pólvora: pérolas, centelhas, idéias sobressalentes; deixas que, à deriva, ecoam em meu oceano particular.
Imagino um mundo admirável: de idéias desapropriadas, sem donos, sem ego, sem nada; bailando no mar à espera (ou não) de um anzol.
Acho que alguém já disse isso. Acho que, no fim das contas, a vida é assim: uma profusão de coisas ditas (reeditadas).
Brecht disse que a "cópia" ou o "plágio" ou, enfim, a "propriedade", eram meros conceitos burgueses. Não sei. Bom para refletir. :-))))

2 comentários:

disse...

A autoria é o arame farpado em torno da propriedade intelectual. No campo das ideias, ela é uma ilusão iluminista. Dizem que a Ilíada e a Odisséia na verdade foram escritas por vários "Homeros", que filtravam as epopéias contadas de boca em boca. Algun falam o mesmo de "Shakespeares". Fato ou não, acho uma ótima idéia, uma confraria de autores escrevendo sob uma máscara só. Foucault, Deleuze e Barthes falaram muito bem sobre a 'morte do autor/autoria'. É tudo remix. Interpretação da interpretação. O 'real' é um texto. Matrix. Pirei.

Luiza Gannibal disse...

Nossa, Yossef! rsrsrs... Eu aqui com meras impressões e vc cheio de referências!!!! Sensacionalll!!! É isso, né? bjkssssssssss!!!