O melhor é o Bateman.
O resto, tirando raríssimas exceções, é o resto. A ordem em que aparecem na lista tem a ver apenas com a ordem em que apareceram na nossa mente (na minha e na do Dani "Google" Ribas - que também é psycho (!)). Colaborem!!! Qual o seu Psycho predileto??? Aquele pelo qual você... enfim, qual é?
1- Patrick Bateman – American Psycho
O psycho-mor do cinema. O mais lindo, o mais hilário, o mais-mais-mais tudo de bom – ou ruim. Rendamos homenagens a ele todos os dias (!). Só o Bret sabe de fato o que ele tinha. Eu, particularmente, acho que ele sofria de Tedium Yuppie Alucinatório Bipolar. Talvez fosse um nerd incapaz de fazer mal a uma mosca. Vai saber.
2- Hannibal Lecter – O Silêncio dos Inocentes
Dispensa apresentações. O Hopkins no seu melhor. Eu já estou de saco cheio desse personagem, na verdade. Prefiro o ator em "Vestígios do dia" ou "Rebelião em alto mar". Mas foi o segundo no qual eu e o Dani pensamos. Meio óbvio, né? Sofria de Psicopatia Antropofágica Degenerativa.
3- Daniel Plainview – Sangue Negro
Sociopata, misógino, egocêntrico, filho-da-puta, um chato. Brilhantemente interpretado pelo extraordinário Daniel Day Lewis. O nome no original é melhor: There will be blood!!!
4- John Doe – Seven
Criatividade psycho à flor da pele.
5- Keyser Söze – Os Suspeitos
Excelente. Spacey brilhante, inteligentíssimo. E as últimas cenas? Como ele é cínico, mal, efêmero.
6- Tyler Durden – Fight Club
Dupla personalidade. Não sabe se é o Pitt ou o Norton, dá porrada em si mesmo, uma loucura. Eu, particularmente, na contra-corrente da mulherada, prefiro o Norton.
7- Travis Bickle – Taxi Driver
De Niro é De Niro e dobradinha De Niro/Scorcese é “hors concours”.
8- Alex De Large – A Clockwork Orange
Kubrick sensacional. Alex, além de falar russo - Ciça me disse que ele chamava os amigos de “ДРУГ” (Drug: “amigo” em russo) – foi submetido a uma operação pavloviana para curar-se do que quer que fosse de doentio, obsessivo, incluindo a "nona" do Bethoven. Hilário também.
9- Gomer Pyle – Nascido para matar
É o coadjuvante que rouba o filme com seu risinho diabólico. Amo o Vicent D’Onofrio. Assista a Happy Accidents do Brad Anderson.
10- Annie Wilkes – Louca Obsessão
Ah… vamos deixar de hipocrisia: eu também faria qualquer coisa para prender o James Caan na minha cama, ainda mais se fosse naquela época gangster de The Godfather (!).
11- Jack Torrance – O iluminado
Solidão, tédio, isolamento, frio dá nisso. Fiquem desde já avisados.
12- Frank Booth – Veludo Azul
13 - Leland Palmer – Twin Peaks
14 – Ed – Estrada Perdida
Fechando a tríade lynchiana, Ed. Aquele sujeito que vai à forra até na discussão de trânsito. E não deixa por menos.
15 - Bob Hoskins – O Fio da Inocência
Não vi. O Dani “Google” Ribas que viu.
16 – Vaughn – Crash
Personagem do filme do Cronenberg, não daquela porcaria que ganhou o Oscar, pelamordedeus! O cara, além de estar todo arrebentado, é muuuuuito sexy. Na verdade, sexy no limite da ferida, da cicatriz, do atropelo.
17 – Norman Bates – Psycho
Deu origem à série. São todos tão hilários, afinal!
18 – Jigsaw – Jogos Mortais
O final, quando o morto se levanta, é de fato a melhor parte do filme. Psicopata Voyeur.
19 - Carol – Oleanna
Poucas mulheres valem à pena nesse quesito psycho. Essa, especificamente, é muuuuito pirada! Nossa, tem um quê de auto-piedade e baixa auto-estima funesta que acabam com o coitado do Professor – magistralmente interpretado, aliás, pelo William Macy. Que menina chata! Auto-piedade é uma merda!
20 - Max Cady - Cabo do medo
Dobradinha “hors concours” de novo.
21 - Mr. Blonde - Cães de aluguel.
Hummmmmmmmm...
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário